domingo, 19 de agosto de 2007

Perguntas e Respostas sobre construção de fantoche em espuma

  1. Qual a espuma que devo usar?

Rosa – média densidade - 20mm = 0.78740pol

  1. Porque usar espuma rosa?

Para que, quando pintar ela fique com aparência de cor de pele.

  1. Qual cor de tinta devo usar para que fique com esta tonalidade?

Depende da personalidade do fantoche: geralmente amarelo para cor clara e marrom para cor escura.

  1. Qual tipo de tinta usamos na espuma?

A base de água, geralmente usada pra pintar tecido, pois tintas à base de solvente a espuma danificará.

  1. Qual instrumento que uso para pintar o fantoche?

Pistola para pintura e compressor de ar.

  1. Qual tipo de cola que usamos para a espuma?

Usa-se cola de contato, comumente chamada de cola de sapateiro. Quando o fantoche já está pintado, usamos cola quente para a colagem de olhos, dentes, língua, cabelo, etc.

  1. Quais os materiais usados para fazer olhos, língua, cabelo e dente?

Nos olhos usa-se bola de ping-pong ou de isopor com um olho geralmente usado em urso de pelúcia, a língua é feita de feltro, o cabelo é feito de lã e os dentes de borracha de EVA.

  1. Qual a vareta que devo usar?

Recomendamos a vareta que está sendo ensinada neste blog: Ela é muito fácil de fazer e também de usar.

  1. Quais os instrumentos usados para cortar a espuma?

Lâmina de estilete, fio quente chamados de cortador de isopor.

  1. Os moldes do fantoche de espuma estão à venda?

Estes moldes não estão à venda, somente os moldes do fantoche de tecido Buga buga, juntamente com kits de confecção, manuais e VCD.

Para saber mais entre em contato conosco.

Obrigada
Nice Braga

Jesus te ama!

30 comentários:

María Alejandra disse...

Hola, me encanta tu trabajo y me encantaria experimentar haciendo uno para mis alumnos de Inglés. Como hago para saber las medidas de los moldes o como hago para conseguirlos?

sandra disse...

Hola, me llamo Sandra, tus fantoches son preciosos!! Trabajo con niños y he intentado reproducirlos sin suerte...la cabeza es imposible, no salen los pliegues, hay alguna forma de conseguir los moldes muchísimas gracias por tu arte!besos desde España. Mi mail: sandramarcosmoy@hotmail.com

Suzana disse...

Oi! Faço parte de uma Igreja Presbiteriana em Bom Jesus do Itabapoana. Assisti o video "como fazer fantoches parte 1 e parte 2, fiquei muito feliz em ver este material disponível, mas tive algumas dúvidas. Gostaria muito de conversar com alguém sobre isso, se for possível entre em contato comigo:mauricioesuzana@hotmail.com

Profr. Martín Augusto Alcocer González disse...

Inicialmente felicitarte, Nice, por tu mravilloso trabajo con tu equipo; me la he pasado revisando el blog y me ha gustado ver cómo compartes el conocimiento con tanta gente. Llego a ti porque en la escuela donde trabajo, una escuela primaria en donde atendemos a niños de seis a once años, quiero trabajar con títeres como recuso didáctico y una de las cosas que debo aprender es precisamente a armarlos. Tu técnica me agrada, pero al igual que los que anteceden en mis comentarios me gustaría saber cómo puedo conseguir los moldes para la cabeza, el cuerpo y las manos porque "al tanteo" nomás no me quedan, siempre hay algún fallo.
Soy Martín Alcocer y te escribo desde Mérida, Yucatán, México en donde tienes desde ya, un admiraor a tu trabajo tan didáctico y lúdico.
martinygenny@prodigy.net.mx

yolanda disse...

que sorpresa llegar hasta aquí. Hace unos días vi los videos para construir las mariontas de espuma y me encantó, sobre todo la parte de las manos.
Y ahora he descubierto el blog y las fantásticas máquinas que te fabricas. Espero que el idioma no sea mucho problema, pues pasaré de vez en cuando por aquí.
Soy ilustradora, y hace unos años me dio por hacer títeres, (pero para casa y de papel maché). Tu blog da muchas ideas, algún día terminaré los que tengo pendientes, mientras tanto me limitaré a ver y a dejarme seducir por tu trabajo.
Muchas gracias por compartirlo.

vanessa disse...

Olá Nice, sou professora de educação infantil em Bauru - sp, e há 13 anos leciono de forma lúdica, usando muitos fantoches.
Estou interessada nos moldes e no dvd explicativo. Quanto ficaria seu material e o frete para Bauru?
Aguardarei resposta ansiosamente.
Parabéns por tão lindo trabalho.

Vanessa.
vsulien@gmail.com

kazuo disse...

Oi,gostei muito do desempenho do seu trabalho exposto no blog.
E gostara de saber como poderia,por favor me informar como obter o molde de fantoche de espuma,apostila,cd,visualizando o modo de fazer.
Obrigado,fico aguardando o retorno.
Muito obrigado.
atenciosamente.
Valeria

juliana disse...

Olá, vc aceita encomendas? Precisaria de um fantoche de dente saudável, um de dente cariado, um do bichinho da cárie, um de dentista, um de escova de dente, um de fio dental. Quanto custaria para enviar para porto alegre (RS)? Obrigada , Meu email é julianaz@terra.com.br

Marilena disse...

Olá meu nome é Marilena, sou professora de artes em São Paulo- SP, e há 6 anos leciono de forma lúdica, usando muitos fantoches.
Também quero trabalhar com fantoches na igreja que freqüento.
Estou interessada nos moldes e no dvd explicativo. Quanto ficaria seu material e o frete aquí em São Paulo?
Aguardarei resposta ansiosamente.
Parabéns por tão lindo trabalho.

Laerte disse...

Olá Nice Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, trabalho em uma equipe de PSF em uma cidade do Norte de Minas e gostaria muito de trabalhar com fantoches em minha comunidade será que vc pode me ajudar. Desde já agradeço
Deus te abençoe
aguardo resposta se possível no email laertematheus@bol.com.br

María de Jesús disse...

Muchísimas gracias por compartir todo esto. Es magnífico.
Mi pregunta: dices que los moldes de gomaespuma no están a la venta pero sí los de Buga Buga. ¿Y cómo conseguir al menos éstos?
También dices que nos pongamos en contacto con vosotros. ¿Es este el modo?
Muchísimas gracias desde ya
Que Dios os bendiga
Un abrazo
María de Jesús. Mi mail:
cetelmon.gestion@gmail.com

Saulo Cordeiro disse...

Você poderia me enviar por e-mail os moldes dos fantoches de espuma? Desde já obrigado, Deus te abençoe!

Meu e-mail saulonarigudo@gmail.com

Sissa disse...

Olá Nice, tudo bem?

Estou muito interassada em comprar fantoches, gostaria de entrar em contato contigo? Você poderia me passar seu e-mail?

Obrigada! Atenciosamente,

Larissa
E-mail:sissamc@hotmail.com

Reginaldo disse...

Olá Nice, sou arte educador na rede pública e vou iniciar um trabalho com fantoches, de modo que eu gostaria de saber se você vende os moldes e qual o preço.
Aguardo ansiosamente a sua resposta .
Parabéns por tão lindo trabalho.
Reginaldo

Luzia disse...

Olá Nice,por favor quero saber como faço para receber os moldes do fantoche de espuma.
meu e-mail é
marilu_paula@hotmail.com

Sou grata,

Deus abençoe
Luzia

EDVANICE disse...

Oi Nice, é muito lindo o seu trabalho, gostaria muito de adiquiri os moldes, para poder trabalhar com as crianças da minha congregação. Como faço para obter os moldes desses fantoches de espuma? Como faço para entrar em contato com vc? aguardo resposta.
nice.ser@hotmail.com

sandra disse...

Ola gostei muito do teu trabalho.costaria de expererimentar o teu tipo de fantoche. diz-me quanto custa o kit e cd,... obrigada.bjinhos,parabens
sandra

Anna Camila disse...

Olá! Estava olhando o tutorial e percebi que a cola que você usa é incolor! Diferente da cola de sapateiro que é amarelada! Poderia me dar o nome exato da cola e o fabricante!
Obrigada desde já!

Anice disse...

A cola que uso é mesmo a cola de contato (cola de sapateiro). Você pode encontrar nas cores amarela e transparente, depende do fabricante. É vendida também a granel, e você pode pedir pra abrir a latinha da cola pra ver a cor. Quanto mais amarela, mais dá pra ver entre a espuma quando colar. Então procure realmente usar colas mais transparentes.

ghite disse...

Ola, Gostaria de saber como faço para adquirir os moldes dos buga bugas, o valor e a forma de pagamento.Aguardo resposta email
ghite@oi.com.br
Obrigada

vania disse...

BOA NOITE NICE.
GOSTARIA DE PARABENIZAR PELA SUA ARTE E AO MESMO TEMPO AGRADECER POR CONTRIBUIR PARA NOSSO APERFEIÇOAMENTO. SOU PEDAGOGA E CONTADORA DE HISTÓRIA EM RECIFE TAMBEM FAZER USO DE FANTOCHES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. GOSTARIA DE TE PERGUNTAR SE EXISTE OUTRA COLA TÃO EFICIENTE QUANTO A DE SAPATEIRO?
EXISTE OUTRO MÉTODO DE TINGIR, QUE NÃO USE O COMPRESSOR?

SEM MAIS PARA O MOMENTO.

AGRADECE

VANIA MELO

Sonia disse...

Olá,
Sou bibliotecária e trabalho com contação de histórias como link para os livros e a leitura. Quero adquirir os moldes dos fantoches com o passo a passo. Porém necessito com uma certa urgência, pq vamos participar da feira nacional do livro de Ribeirão Preto (Estado de São Paulo) que acontecerá entre 18 e 28 de junho de 2009. Vc poderia me indicar a maneira de adquirir este material? Meu e-mail é soponipinhapa@hotmail.com
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá gostaria de iniciar na carreira de confecção de fantoches e cenarios, como devo proceder e qual o custo completo do material inclusso ferramentas?
Edneia eddneia@bol.com.br - São paulo

Maria disse...

Olá Nice, q a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja convosco e com toda a sua família! Sou da Igreja Batista Renovada em Franca-SP, sou prof e faço trabalhos em espumas para festa infantil e agora vendo o teu lindo trabalho de evangelização,o desejo do meu coração de evangelizar assim se acendeu grandemente, nunca fiz fantoches, mas vendo os seus vídeos, acredito n ser muito difícil se tivesse os moldes. Por isso se vc puder me indicar ou me mandar os moldes por e-mail, qualquer coisa p me ajudar, ficaria muito feliz. Desde já agradeço grandemente sua atenção, um grande abraço e que Deus a abençõe. Nas suas orações lembre-se de mim.
Bjos!!!!

sonia disse...

oi
tenho um sobrinha que da aulas na igreja e gostaria de saber se vc também vende os moldes, preços, etc, e se tem modelos de bonecos biblicos
agradeceria o contato,
obrigada
sonia
e-mail - srgm@hotmail.com

Anônimo disse...

bom comeco

Gabi disse...

oi, adorei seu trabalho,
queria saber como tingei as espumas, pois estou usando tinta a base de água (tinta de tecido) e a espuma está ficando com manchas,
como faço para ela ficar em uma tonalidade só ? e na hora de secar ?
ficaria grata se respondesse o quanto antes.
att. Gisele.

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

me gustaria comprarles $ los moldes de sus fantoches soy de cd juarez chih mex mi hotmail.es esther_chek@hotmail.com ministro en la iglecia renobacion en el espiritu santo

Anônimo disse...

facebook de renovacion_divina@hotmail.com soy esther rojas